sexta-feira, 22 de outubro de 2010

I Encontro Internacional de Jornalismo em Quadrinhos

I Encontro Internacional de Jornalismo em Quadrinhos
Seminário
28 a 30 de outubro de 2010
Goethe-Institut Porto Alegre - Auditório
Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo
Português | Alemão com tradução simultânea
+55 51 2118.7800 begin_of_the_skype_highlighting +55 51 2118.7800 end_of_the_skype_highlighting
prog@portoalegre.goethe.org

PROGRAMAÇÃO ABERTA AO PÚBLICO
Entrada franca
Sujeito a disponibilidade de lugares por ordem de chegada

28 de outubro | quinta-feira

19h30 | Auditório do Goethe
Palestra "A história do Jornalismo em Quadrinhos"
Ementa: história do gênero “Jornalismo em Quadrinhos”; o surgimento, a evolução e as principais características.
Palestrante: Aristides Dutra
Mediação: Felipe Muanis
Haverá também transmissão via web no blog www.cabruuum.blogspot.com e cobertura no twitter @EIJQ.

20h30 | Auditório do Goethe
Mesa-redonda "Jornalismo em Quadrinhos: entretenimento ou profundidade?”
Ementa: debate sobre o Jornalismo em Quadrinhos ser uma maneira de amenizar temas difíceis, tornando-os digeríveis para o leitor, ou, ao contrário, uma nova forma de reportagem em profundidade.
Debatedor: Felipe Muanis
Mediação: Aristides Dutra
Haverá também transmissão via web no blog www.cabruuum.blogspot.com e cobertura no twitter @EIJQ.

29 de outubro | sexta-feira

19h30 | Auditório do Goethe
Mesa-redonda "Quadrinhos: ficção ou não-ficção? - 1ª parte”
Ementa: discussão sobre se o desenho dá um caráter ficcional à reportagem ou se se trata apenas de uma nova linguagem – com enquadramento, cores, iluminação, sequência – aplicada ao jornalismo. De que modo essa linguagem insere-se nos critérios do campo do jornalismo?
Debatedores: Atak e Jens Harder
Com tradução simultânea
Mediação: Felipe Muanis
Haverá também transmissão via web no blog www.cabruuum.blogspot.com e cobertura no twitter @EIJQ.

20h30 | Auditório do Goethe
Palestra "A informação na imagem"
Ementa: Spacca fala sobre o seu processo de pesquisa histórica para a realização do desenho de caráter não-ficcional, mostrando como o desenho, e não só o texto, pode ser uma fonte de informação para o leitor.
Palestrante: Spacca
Mediação: Aristides Dutra
Haverá também transmissão via web no blog www.cabruuum.blogspot.com e cobertura no twitter @EIJQ.

30 de outubro | sábado

16h30 | Sala O Retrato no Centro CEEE Erico Verissimo
Mesa-redonda "Quadrinhos: ficção ou não-ficção? - 2ª parte”
Ementa: debate sobre os limites entre ficção e não-ficção nos quadrinhos: é realmente possível fazer não-ficção em quadrinhos? O que há de não-ficcional na ficção, e vice-versa.
Debatedores: Atak e Jens Harder
Mediação: Reinhard Sauer
Com tradução simultânea

19h | Auditório Barbosa Lessa do Centro CEEE Erico Verissimo
Bate-papo sobre Jornalismo em Quadrinhos
Ementa: como está o cenário brasileiro e internacioal de Jornalismo em Quadrinhos?; os desafios do gênero, no plano acadêmico e no âmbito dos profissionais que realizam esse tipo de reportagem; quais os caminhos e exemplos a ser seguidos?
Debatedores: Felipe Muanis e Aristides Dutra.
Mediação: Augusto Paim


PALESTRAS FECHADAS
Vagas limitadas
Participação mediante inscrição
Público-alvo: estudantes de Jornalismo, jornalistas e artistas gráficos

29 de outubro |sexta-feira

14h30 | Goethe-Institut
Encontro com o autor “Fazendo um livro-reportagem”
Ementa: o palestrante falará sobre o processo de realização de um livro-reportagem. Duração: 3h, com intervalo.
Palestrante: Airton Ortiz
Interessados devem enviar, até 21.10.2010, um breve currículo para Mail Symbolprog@portoalegre.goethe.org. O assunto do email deve ser “INSCRIÇÃO PALESTRA AIRTON ORTIZ.“ Os selecionados serão avisados por email. Será cobrada uma taxa de participação no valor de R$ 20,00.

30 de outubro | sábado

10h | Goethe-Institut
Encontro com o autor “Fazendo reportagens em quadrinhos”
Ementa: as especificidades da produção de quadrinhos de cunho jornalístico; o autor mostra seu trabalho e responde questões dos participantes. Duração: 3h, com intervalo.
Palestrante: Jens Harder
Com tradução consecutiva
Interessados devem enviar, até 21.10.2010, um breve currículo para Mail Symbolprog@portoalegre.goethe.org. O assunto do email deve ser “INSCRIÇÃO PALESTRA JENS HARDER.“ Os selecionados serão avisados por email. Será cobrada uma taxa de participação no valor de R$ 20,00.



EVENTOS PARALELOS

Exposição “Comics, Manga & Co – A nova cultura de quadrinhos alemães”
Local: Sala O Arquipélago no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
Abertura: dia 26 de outubro de 2010, às 19h
Encerramento: dia 15 de novembro de 2010.

Exposição “O Jornalismo em Quadrinhos pelo mundo”, com reportagens, entrevistas e outros quadrinhos jornalísticos publicados no Brasil e no exterior. A exposição acontecerá no saguão do Goethe durante os dias do evento.

Convidados nacionais:

Aristides Dutra é artista plástico formado pela Ufes (1988) e Mestre em comunicação pela ECO/UFRJ (2003) com dissertação sobre jornalismo em quadrinhos. Atua como designer gráfico na Fiocruz, professor na Universidade Cândido Mendes (Rio de Janeiro/RJ), na Unilasalle (Niterói/RJ) e no Senac Rio, além de estudioso da linguagem dos quadrinhos. Já ministrou cursos, oficinas, palestras e participou de debates, seminários e congressos sobre quadrinhos no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Salvador e Florianópolis.

Felipe Muanis é Doutor em Comunicação Social pela UFMG com bolsa na Bauhaus-Universität Weimar, Alemanha. Professor do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense em Niterói, Rio de Janeiro, na área de Televisão e Mídias Digitais, onde desenvolve pesquisa sobre imagem em meios audiovisuais, contemplando também as histórias em quadrinhos. É também jornalista, ilustrador, diretor de arte e trabalhou em produções audiovisuais, especialmente em cinema e comerciais de televisão. Também é membro da SIB, Sociedade dos ilustradores do Brasil.
www.felipemuanis.com

Spacca (João Spacca de Oliveira) é paulistano, tem 46 anos e é cartunista, ilustrador e autor de quadrinhos. Foi chargista político no jornal Folha de S.Paulo (1985-1995). Atualmente, pela editora Companhia das Letras, escreve e desenha álbuns de HQ sobre temas históricos e biográficos tais como Santô e os Pais da Aviação, Debret e D.João Carioca, este em parceria com a antropóloga Lilia Moritz Schwarcz; e adaptou para quadrinhos Jubiabá de Jorge Amado. Prepara para 2011 a adaptação do livro As Barbas do Imperador, de Lília Schwarcz.
www.spacca.com.br

Convidados internacionais:

Atak, pseudônimo de Hans Georg Barber, é ilustrador freelancer, professor e autor de quadrinhos de vanguarda. Nasceu em Frankfurt/Oder em 1967. Graduou-se em Comunicação Visual na Faculdade de Artes de Berlim, em 1995. Já teve exposições individuais em Paris, Berlim, Estocolmo e Zurique, dentre outros. Também faz quadrinhos e ilustrações para diversos jornais e revistas, como “Die Zeit”, “Berliner Zeitung” e “New York Times”. Desde 2008 é professor de ilustração na Faculdade de Arte e Design Burg Giebichenstein, Halle. www.fcatak.de. Veja também a biografia completa do autor no portal de quadrinhos do Instituto Goethe:
www.goethe.de

Jens Harder, nascido em 1970, na Alemanha, é quadrinista e trabalha há dez anos com reportagens em quadrinhos, dentre outros projetos. Graduou-se em Design na Faculdade de Artes de Berlin-Weißensee, no ano de 2002. Em seus livros, são temas recorrentes as cidades e seus moradores. Assim, além de histórias sobre Berlim, a cidade que adotou, Harder publicou também obras sobre Basiléia e Lucerna, na Suíça, assim como Marselha, na França, e Jerusalém. Seu último livro - Alpha... directions (ainda sem tradução em português) – ganhou o Prêmio Max und Moritz 2010 de melhor álbum alemão, prêmio que Jarder há havia recebido em 2004 com a obra Leviatã. www.hardercomics.de. Veja também a biografia completa do autor no portal de quadrinhos do Instituto Goethe:
www.goethe.de

Nenhum comentário:

Postar um comentário